Vários conceitos são aplicados para definir a qualidade de vida. As pessoas de certa forma deixam passar despercebido pequenos conceitos, que são importantes para entender melhor sobre a sua própria vida.

A organização mundial de saúde (WHOQOL GROUP,1995) definiu a qualidade de vida como sendo “[…] a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto de cultura e do sistema de valores, nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ou seja cada pessoa tem uma visão diferente do que é qualidade de vida, ligada com o meio em que ela está vivendo, o que deixa ela sentir-se bem, que podem ser realizações profissionais ou pessoais o convívio com a família dentre outros.

Ainda sobre o conceito de qualidade de vida, outras descrições ainda podem ser empregadas para um maior entendimento, são divididos de duas maneiras. Uma de forma mais especifica e a outra relacionada à saúde.O conceito de qualidade de vida mais especifico é aplicado em diferentes ocasiões e também para condições particulares ou da população, é organizada de acordo com características relacionadas ao subjetivo das pessoas, como ela está se sentindo, vivendo e até mesmo como é relação com o meio social e consigo mesma. Já a qualidade relacionada a saúde (QVRS) coloca no centro a capacidade de se viver sem doenças ou de vencer os problemas dos aspectos relacionados a ela.

É necessário perceber que apesar de ter conceitos distintos a qualidade de vida anda lado a lado com a saúde, pois quando ocorre uma melhora na saúde ocorre também um aumento na qualidade de vida, sendo o inverso também verdadeiro, ou seja, quanto melhor a qualidade de vida melhor a saúde do indivíduo.

Dessa forma podemos perceber a importância da qualidade de vida, que problemas no dia a dia podem prejudica-la e que muitas vezes esses problemas passam despercebidos, o estresse no trabalho, frustrações na escola ou faculdade, momentos de descanso inadequado, sono inadequado, tudo isso em conjunto trazem consequências negativas, podendo causar até danos maiores envolvendo a saúde.

Por isso é necessário observar esses fatores que possam prejudicar qualidade de vida, e dessa forma reverter esses problemas. Podemos considerar alguns pontos que são importantes para conseguir manter uma qualidade de vida mais adequada e eles estão descritos a seguir:

 

ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: A atividade física traz benefícios significativos para a saúde e qualidade de vida, ainda ajuda a para na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis como por exemplo: as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Aderir a uma alimentação saudável pode prevenir o aparecimento de doenças crônicas e ainda melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

 

SONO ADEQUADO: O sono é um mecanismo fisiológico, onde acontece um tempo de repouso de hemisférios grandes do cérebro. Ele também serve de mecanismo para a proteção do sistema nervoso. Quando acontece algum problema no período do sono pode-se ter como consequência a diminuição na qualidade de vida. Por isso é necessário ter uma noite de sono adequada, descansando no mínimo 8 horas por noite.

 

ESPAÇO PARA LAZER E DIVERSÃO: É necessário ter um tempo livre, planejar momentos prazerosos e divertidos, esses momentos fazem com que as pessoas possam se recompor e relaxar. Causando assim benefícios a mente e corpo, melhorando a qualidade de vida.

Todos esses fatores são importantes para manter uma melhor qualidade de vida, porém lembramos que cada pessoa necessita conscientizar-se e avaliar as suas necessidades. Cuidar da sua qualidade de vida é cuidar da saúde. Procurar profissionais qualificados é de suma importância, os médicos, nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros podem auxiliar e orientar em caso de problemas relacionados a saúde.

Lisânia Souza

Fisioterapeuta (Crefito: 232174-F), Pós graduanda em Fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva. Atende na Clínica SerFisio em Alhandra.

Posts relacionados