Variedades

Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto na Paraíba

O fenômeno será melhor observado em países da África e Europa, onde será possível contemplar todas as fases do eclipse.

O eclipse lunar total desta sexta-feira (27), o mais longo do século 21, poderá ser visto, em João Pessoa, a partir das 17h16, de acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). Segundo a APA, o fenômeno acontece quando a Lua é totalmente ocultada pela sombra da Terra, o que ocorre sempre que esses estão alinhados com o Sol.

Para observar melhor o eclipse, o ideal é buscar um lugar mais perto da costa. No Brasil, a Lua já deve nascer durante o período de totalidade do eclipse, ganhando uma coloração avermelhada, conhecida como “lua de sangue”, por conta dos raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são filtrados e refletidos em direção ao satélite natural. Essa fase deve durar aproximadamente 57 minutos.

Na Paraíba, a APA e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) vão promover eventos gratuitos de observação em João Pessoa, em Taperoá e Maturéia. Na capital paraibana, o ponto será na praça de alimentação do Mag Shopping, em Manaíra, com dois telescópios disponíveis para visitantes.

Já em Taperoá, o Mistérios do Universo está organizando o encontro no Ginásio Esportivo, ao lado da Prefeitura, com dois telescópios e orientação de instrutores. Em Maturéia, o evento ocorrerá no Casarão do Jabre, zona rural do município e mesmo local onde anualmente ocorre o Encontro Paraibano de Astrofotografia.

Às 17h22 o eclipse deve alcançar a sua fase máxima. Às 18h13, terminará o período da totalidade e o eclipse se tornará parcial até as 19h19, quando a Lua sairá totalmente da sombra da Terra. A partir desse horário, até as 20h28, o eclipse vai entrar em uma fase penumbral. Nessa fase, a Terra bloqueia apenas uma parte da luz do Sol. A luminosidade da lua é menor, mas isso é imperceptível para os olhos humanos.

Além do eclipse, a Lua estará em conjunção com Marte em oposição, o que, segundo a Associação Paraibana de Astronomia, significa que o planeta estará em sua maior aproximação com a Terra desde 2003 e, portanto, mais notável a olho nu.

O eclipse lunar deve ter uma hora, 42 minutos e 57 segundos de duração. O fenômeno será melhor observado em países da África e Europa, onde será possível contemplar todas as fases do eclipse.

Redação – Litoral.News | G1

redacao@litoral.news

Tags
Mostrar mais

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: